sexta-feira, maio 18, 2012

A Seca no Nordeste - Enquanto aqui está chovendo horrores, no semi-árido nordestino não cai nenhuma gota d'água ...

É gente, o negócio por aqui está complicando ... No início do mês de maio , quando viajamos para Riachão do Jacuípe, já deu para ter uma idéia do que vinha por aí ... Na estrada visualizávamos pastos secos, a vegetação toda acabada ... placas identificando rios que não mais estavam ali ...
Em Salvador e Região Metropolitana , tem chovido bastante ... por exemplo, desde ontem pela manhã que a chuva não pára ( veja aqui  , aqui  e aqui ) . Está tudo alagado, um frio de doer os ossos... Já no semi-árido nordestino  a situação é outra totalmente diferente : as pessoas estão deixando suas casas , estão vendo suas plantações não vingarem , seus animais morrendo ... e o pior : escolhendo quem vai beber a pouca água que tem  ...

Ontem houve um pouco de chuva em alguns lugares , como Mundo Novo, Tapiramutá, Irecê, Lençóis e Ituaçú , mas foram chuvas isoladas , e a tendência é que estas permaneçam mais na faixa litorânea do Estado . 

Segundo moradores da Miguel Calmon o céu está nublado, mas ainda não choveu na cidade. Em Irecê, a chuva chegou a criar poças d'água na rua. No município de Campo Formoso, choveu apenas em alguns povoados da região, mas o clima está frio e o céu parcialmente nublado.



A estiagem na Bahia é considerada a pior dos últimos 30 anos e já afeta metade da população baiana. Por conta da forte seca, 27 municípios cancelaram os festejos de São João no estado.  

É orar e pedir que Deus mande bastante chuva ... o povo está precisando ... E aguardar do governo a execução das ações que eles estão tomando para auxiliar o povo, como a chuva artificial, a redução do preço do milho e farelo para alimentação dos animais e a liberação de linhas de crédito para os produtores .

Vejam as matérias abaixo (UOL) :

* Seca arrasa plantações no sertão nordestino e faz preço de milho e feijão disparar

* Sertanejos dividem água com animais, mas não impedem morte do gado com seca no Nordeste

* Com maior seca em décadas, Nordeste revive era de êxodo e fuga do campo

Silvana



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...