terça-feira, janeiro 25, 2011

O que é ter paciência ? - Escrito por Silvana Sousa

Atualmente, vivemos num mundo onde a velocidade em que as coisas acontecem( troca de informações , compra e venda , cobrança na resolução de problemas ) , contribue para que , paradoxalmente , cada vez mais nossa paciência venha a diminuir.  Isso ocorre porque cada vez mais aprendemos  a administrar nosso tempo externo ( em virtude dos inúmeros recursos que possúimos )  e esquecemos de exercitar o domínio e autocontrole -  característicos do nosso tempo interno ( nossos limites )  ... Quando temos um problema, queremos nos livrar dele na mesma velocidade em que se deleta um email indesejado na nossa caixa de mensagens. Falta tempo para digeri-los,  analisá-los, tratá-los, extrair o que há de bom ( leia-se aprendizado ) e assim vê-los sendo resolvidos e ao passar do tempo até rir , pensando em como coisas que pareciam nos sufocar foram resolvidas e maneira suave e eficaz . Cada dia que passa estamos perdendo esta habilidade . A habilidade de olhar para dentro de nós mesmos e extrair todo nosso senso de flexibilidade e estratégia . Aquela habilidade de respirar fundo e buscar a melhor maneira de resolver as coisas . Isso tudo muitas vezes acontece , porque vivemos todos os dias da nossa vida buscando viver melhor  e nesta tentativa de viver melhor  ( o que não quer dizer não ter problemas ) nos tornamos cada vez mais rígidos, cansados e chatos . O paradoxo também consiste em , na tentativa de viver melhor  assumimos diversos compromissos sérios ( sejam eles quais forem ) e justamente nesta hora nos falta a capacidade de assumir e administrar as consequências destas escolhas , causando uma Tsunami de stress e impaciência .
Falta-nos paciência para a fila do banco , falta paciência com o marido, com os filhos, chegamos em casa cansados  e distribuindo nosso cansaço  em todos e esquecemos de um detalhe muito importante : Que este estilo de vida foi uma escolha nossa ( trabalho, família, faculdade , família ) e a nossa capacidade de lidar com estas intempéries está tão debilitada que parece que carregamos o mundo nas costas . 
Entretanto, muitas vezes o que  nos falta não somente  é paciência - e sim sabedoria . É preciso saber a diferença em estarmos sendo sobrecarregados por uma avalanche de sapos a serem engolidos e termos  problemas cotidianos  reais que precisam ser resolvidos . Engolir sapos é o mesmo que reprimir sentimentos, tolerar o intolerável ,   fazer o que não se quer/precisa/pode fazer.  Ser paciente não é nem nunca será ser passivo com a displicência e desorganização dos outros, nem de ficar sorrindo ao ser explorado. Ser paciente é bem mais do que isso é estar de bem com vida e ainda que haja irritação e cara feia não pender " para o lado negro da força " diantes das dificuldades . Existem nuances da paciência que , se bem observados , soam como covardia e até masoquismo . È querer se testar , beirando ao sofrimento gratuito  diante de uma situação muitas vezes nem criada por você . É necessário criar um espaço para respirar entre você e o que lhe causa a impaciência . Este espaço te dará um ar extra para recobrar os ânimos e te possibilitará analisar bem a situação e tomar as suas decisões. É hora de ressucitar o seu espaço interno , o seu eu , a sua capacidade de analisar e resolver problemas sem ultrapassar as suas crenças e convicções . Recobrar a sua autonomia emocional e não ser levado simplesmente por uma avalanche que muitas vezes nem foi você quem começou.
Enfim , quando conhecemos o nosso limite , fica mais fácil  não perder o controle . Quando conhecemos o nosso limite , não damos murros na ponta da faca . Conhecendo nossos limites , seguimos confiantes , de forma segura sem precisar brigar com o mundo nem carregá-lo nas costas .
Você topa tomar esta atitude hoje ?
Reflita sobre os seguintes questionamentos :
" Você tem sido impaciente ou estão tentando te fazer engolir sapos cada vez maiores ? "
" Você tem sido impaciente ou você tem ultrapassado os seus limites para satisfazer aos outros ? "
" Você tem tomado uma distância segura dos seus problemas de maneira a te colocar numa zona neutra e você finalmente analisar cada um deles e tomar as suas decisões ?"
" Você tem consciências das consequencias que advém das suas escolhas ?"


Pense nisso hoje .


PS.: Este texto a partir de hoje será emoldurado e colocado na porta do meu guarda-roupa rssrs Sim, meu caro leitor, não sou o primor da paciência ... Mas vale a pena tentar não é mesmo ?


Beijos


Silvana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...