terça-feira, outubro 30, 2012

Vocês sabem o que é Vectoeletronistagmografia ( VECTO ) ?

Gente ! Bom Dia !
Depois que eu andei dando umas desmaiadazinhas por aí , estou fazendo alguns examens, para confirmar a suspeita de Labirintite, como eu já havia contado aqui para vocês . Pois bem ... Hoje eu vou falar de um exame que eu fiz ( super-mega-ultra-chato ) : O VECTO . Não fiquem com medo , mas eu falo aqui de todo o meu coração : Pensei que ia morrer fazendo este exame ( exagerada nem um pouco ) .. Você tem a sensação de que está perdendo a consciência . E isso é tal real que a Fono que o realiza fica fazendo perguntas a você o tempo todo, tipo : Qual seu nome , Sua idade , Diga o nome de três frutas vermelhas, etc, etc ... Ainda bem que ela não perguntou se eu já estava enxergando uma luz vindo em minha direção , pois aí o negócio ia começar a ficar sério ... Hoje eu fiz o BERA , mas falarei dele em um próximo post , ainda hoje ... Então, vamos saber mais sobre o VECTO ? 

Bjo 

O QUE É A VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA DIGITAL?


É um exame fundamental na rotina da avaliação otoneurológica. Através de diversas provas, visa analisar de forma minuciosa os sistemas envolvidos na manutenção do equilíbrio corporal, ou seja, na tríade composta pelo sistema vestibular (orelha interna e suas inter-relações com tronco encefálico e cerebelo), sistema visual/ocular (olhos e suas inter-relações com SNC) e sistema proprioceptivo (músculos, articulações, tendões), auxiliando na identificação de possíveis alterações do sistema vestibular (equilíbrio), incluindo as doenças do labirinto, popularmente conhecidas como “labirintites”.

QUANDO É IMPORTANTE REALIZAR A VENG DIGITAL?

Quando se apresenta algum dos sintomas abaixo:

- Tontura ou desequilíbrio corporal,
- Zumbido e/ou perda auditiva sensorioneural,
- Cinetoses,
- Cefaléia,
- Síndrome do pânico,
- Quedas frequentes,
- Síndromes de tronco encefálico e cerebelo.
- A TONTURA é o sintoma mais frequente para a indicação do exame.

Estima-se que cerca de 42% dos adultos queixam-se de tontura em alguma época de suas vidas. Os diferentes tipos de tontura podem ocorrer em qualquer faixa etária e afetam a qualidade de vida de diferentes modos. Os sintomas podem ser leves, moderadas ou intensas, esporádicos, frequentes ou constantes e, além da desconfortável sensação de perturbação do equilíbrio corporal, podem vir acompanhadas de prejuízo da memória, dificuldade para entender a fala, fadiga física e mental, dificuldade para ler e escrever, insegurança física e insegurança psíquica.

QUEM É O PROFISSIONAL QUE REALIZA A VENG DIGITAL?

O PROFFISIONAL que realiza a VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA é o FONOAUDIÓLOGO, especialista em Audiologia.

QUAIS OS OBJETIVOS DO EXAME?

- Confirmar ou descartar o comprometimento vestibular
- Saber qual o lado lesado (direito, esquerdo ou ambos)
- Saber se o distúrbio é periférico (labirinto e VIII nervo), central (núcleos, vias e inter-relações com outras estruturas do sistema nervoso central) ou misto.
- Verificar o tipo da lesão vestibular .
- Ajudar na identificação da causa, pela contribuição ao estabelecimento de uma hipótese diagnóstica
- Estabelecer o prognóstico
- Monitorar a evolução do paciente tratado e da sua doença
- Modificar, se necessário, a orientação terapêutica, com base no acompanhamento dos sinais objetivos aos exames.
- Decidir quando o tratamento deve ser encerrado, após a resolução dos sintomas e/ou sinais ou a obtenção do melhor resultado possível.

COMO PROCEDER NO DIA DO EXAME?

É muito importante que as INSTRUÇÕES PREPARATÓRIAS para o exame sejam adequadamente observadas:

- Não ingerir bebidas alcoólicas nem medicamentos não essenciais, tais como: tranqüilizantes, narcóticos, anti-histamínicos, anti-vertiginosos, antialérgicos, 48 horas antes da realização do exame.
- Não comer e não beber três horas antes do exame
- Não beber chá, chocolate ou café e não fumar no dia do teste.
- Evitar fadiga excessiva na véspera e no dia do exame
- Pacientes idosos, com problemas clínicos importantes e crianças devem ser acompanhados por um familiar ou responsável.
- Caso o paciente use lentes de contato deve retirá-las no momento do exame.

COMO É FEITO O EXAME?

O exame é indolor, dura aproximadamente 45 minutos e são utilizados eletrodos de superfície no rosto do paciente, semelhantes aos eletrodos usados em eletrocardiogramas, conectados a um programa de computador, que analisa os sinais originados de movimentos oculares involuntários, denominados nistagmos. Os pacientes são submetidos a testes visuais e a testes calóricos (com ar) que estimulam de forma diversa o labirinto.

Um comentário:

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...