sexta-feira, setembro 09, 2011

Você sabe o que é Retificação da Lordose Cervical - Inversão ?


Eu também não fazia idéia, até o médico dizer que eu tinha !
Esse post é uma utilidade pública, vai que você tem isso também ? Rs!

Eu sempre senti dor nas costas , mais precisamente na área da nuca  e sempre achei que fosse um torcicolo normal, apesar de este que é normal, geralmente aparecer nas laterais do pescoço .
Com o passar do tempo , essas dores diga-se de passagem insuportáveis , foram piorando e se tornando cada vez mais frequentes .E vinham acompanhadas de enxaqueca , para piorar . 
 Mesmo assim, cheia de dor eu realizava as minhas atividades diárias ( trabalhar, estudar, cuidar de Jú ), apesar de,  à cada respirada , ter a leve sensação que ia dar um treco de tanta dor. Mas me recusava ir ao médico. Até que um dia (17-08-11 para ser mais exata ) eu não aguentei mais e me rendi aos cuidados de um Trauma-Ortopedista .

Curvatura natural da coluna .
Foto: Google
A  retificação da lordose cervical caracteriza-se pela diminuição da lordose e consequentemente um pescoço reto, com diminuição de mobilidade da coluna . No meu caso a situação já está tão avançada que ele não apenas está reto ... Esta invertido : A curvatura natural do pescoço, que já não havia por causa da  retificação, está indo para o lado contrário, podendo, ao passar dos anos me presentear com hérnias de disco ou biscos-de-papagaio .  

As recomendações médicas foram basicamente mudança de postura, evitar que a cabeça fique muito tempo voltada para baixo ou seja , o queixo em direção ao peito ( geralmente ficamos assim quando usamos notebooks ou assitimos com a TV um pouco mais baixa que a linha dos nossos olhos , lendo, etc ) , e claro, RPG .


Retificação da Coluna Cervical
Foto : Google

É uma lesão que não tem cura ( segundo ele ), eu apenas tenho que ter cuidado para que ela não piorar .  E caso ela apareça, usar o colar cervical por 2 ou 3 dias , anti-inflamatórios e repouso .E fazer o RPG , para que a frequencia entre estas crises diminua .

Segundo o meu médico, eu já deveria ter começado a tratar desta lesão há uns 5 anos . E não esperar ficar como ficou . Mas...

É isso ...  Fica a dica !




 Beijocas
Silvana

8 comentários:

  1. Bom dia Silvana,
    Também fui diagnosticado com inversão da lordose cervical. Como está seu tratamento? Conseguiu bons resultados? me informe via email. wagnergouveia@gmail.com. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desclpe mas eu sobre tto medico e rpg e nao concordo. Eu sou fisio, quiropratici.
      Acupunturista. Faça massagem na cervical, soltetodos os musculos do pescoço, ponha um rolo de meia ou uma garrafa de cerveja vazia deitada e coloque o seu pescoço em cima rolando a cabeça em extensao. Nao da pra falar rtudo mas vc vai sentir que melhorou. Todos os. Dias, abs, castelo

      Excluir
    2. Valeu pela dica!
      Vou fazer !
      Bjos

      Excluir
  2. Oi! Desculpa a demora em responder tá ? São muitos afazeres e nem sempre dá para dar a devida atenção ao blog e todas as demandas. Mas vamos lá : eu não estou fazendo nenhum tratamento, pois o médico receitou pilates e RPG, mas o meu lindo convênio não cobre nenhuma das duas coisas... O que eu estou fazendo é seguindo as recomendações médicas gratuitas , tipo : trocar o travesseiro - troquei o meu bem fuleirinho por um da NASA ( ui que chique ) e estou mais atenta a minha postura quando vejo que estou sentada/deitada de uma maneira que irá me prejudicar eu conserto ... procuro não dormir toda torta e evito tbm deixar as coisas ( Tv , Computador, livros ) numa altura abaixo dos meus olhos, de maneira a deixar-me com o queixo voltado para baixo e sim na altura dos meus olhos . É só isso !!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Silvana! também fui diagnósticada com retificação da lordose cervical, alterações degenerativa discais por redução dos espaços de C5 a C7. Osteófitos marginais e esclerose óssea nos platôs vertebrais contíguos. Nódulo de SCHMORL no platô inferior do corpo vertebral de C6. Discreta barras disco-osteofitárias difusas nos interespaços C5-C6 e C6-C7. Saliência discal difusa em nível L4-L5, condicionando leve impressão sobre a face anterior do saco dural. Discreto abaulamento discal posterior em nível L4-L5. (J.M)

    ResponderExcluir
  4. Pelo que já li, Retificação da Lordose Cervical tem tratamento, com RPG, Pilates e Quiropraxia. Metodologias são criadas e o que antes não era tratado passa a ser.

    ResponderExcluir
  5. oi, me chamo ana carolina a. mendes; em virtude de algumas pesquisas que andei fazendo fiquei um tanto mais esclarecida com o seu comentário a respeito desta doença que tratou. Bem, tenho 18 anos e a poucos meses descobri que tenho RETIFICAÇÃO DA LORDOSE CERVICAL . fiquei assustada querendo saber o que é isso, e também como se dá... ainda nao iniciei o tratamento pois irei voltar ao neurologista depois do carnaval... mas até lá continuo com as dores violentas que não mais aguento... ah, você tinha dito que seus sintomas foi umas dores no pescoço... eu comecei com perda dos movimentos das pernas tendo que me afastar da escola porque cheguei a cair 4 vezes... depois foi os braços, contração muscular e outros sintomas esquisitos... enfim, espero que o medico possa me ajudar... mesmo q ja tenha tido uma breve resolução do problema aqui no seu blog. kkk não aguentei esperar ele mesmo da o resultado, ou os dizeres da doença, ja que eu mesma me prontifiquei a abrir o resultado da resonancia. espero que esse problema tambem nao tenha a ver com o fato de eu ter o mesmo tipo sanguinio dos meus pais afinal, tbm tenho uma cifoescoliose e anemia hemolitica de esferocitose... eh muito complicado... mas obrigada pela postagem acima, beijus - Ana Carolina Mendes

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da sua explicação, foi muito útil obrigada, melhoras pra nós "todos", pois fui diagnosticada também com RETIFICAÇÃO DA LORDOSE CERVICAL

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...