segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Semana TEACCH - Estrutura física da sala

A sala está organizada por áreas. A cada área corresponde actividades específicas determinadas pelo material existente nesse espaço e tem que ter indicadores visuais da tarefa a desenvolver. Cada área é delimitada por fronteiras (armários, cadeiras, biombos, estantes,...). Esta organização serve para comunicar às crianças a estrutura (actividade e comportamento esperado).
ÁREA DA REUNIÃO – Nesta área pretende-se desenvolver a comunicação e a interacção social. Quando estão todos na sala, o grupo reúne neste espaço para dar as boas vindas uns aos outros, conversar sobre o calendário, o tempo ou ouvir pequenas histórias, lengalengas e canções.
ÁREA DO ENSINO 1:1 – É uma área de aprendizagem. Local onde a criança aprende as competências, estando colocada, preferencialmente, de frente para o professor.
________
ÁREA DO TRABALHO INDIVIDUAL – Local próprio para cada criança realizar as tarefas que é capaz de fazer sozinha e de forma independente, com a ajuda da visualização de um plano de trabalho que traduz as actividades que vai desenvolver.
ÁREA DE BRINCAR – Espaço destinado às pausas, ao relaxamento, prevenindo a perda de controle e onde se ensina a brincar. Nesta área há algum material específico, como por exemplo: almofadas, cadeira, espelho, vários brinquedos, que contribuem para acalmar as crianças.
ÁREA DE TRABALHO DE GRUPO – Uma das áreas destinada a desenvolver a interacção social, realizando-se actividades com vista à participação de todas as crianças (construções com legos, trabalhos com plasticina, reconhecimento de sons, etc.).
ÁREA DE TRANSIÇÃO -Local onde estão os horários. As crianças dirigem-se a esta área para saberem qual a próxima actividade -isto permite orientá-las na mudança. A área de transição é uma forma concreta, mediada por uma informação visual para introduzir de forma segura as muitas mudanças que ocorrem durante o dia na Escola. Esta área é um aspecto importante da estrutura física que previne e reduz a agitação e os problemas no Autismo.
Quando as crianças acabam as tarefas em cada área, têm acesso ao cartão de transição (cartão com o nome), que está no fim do seu plano de trabalho, ou que lhe é fornecido pelo adulto. O cartão de transição é a pista visual que as informa para onde se devem dirigir a seguir.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...