terça-feira, março 01, 2011

Como é bom passear!!!


João Pedro nadando no Rio das Pedras - Conde, Bahia
Fev/2011
 Na minha opinião, todo mundo gosta de dar um bom passeio . Como toda regra tem sua exceção, existem aqueles que não saem de casa para nada a não ser trabalhar e estudar  ( cada um com seus gostos , não tenho nada com isso rs ) e tem aqueles que só não saem mais por falta de tempo e dinheiro ( opa!!! sou eu ) ...  Mas o fato é que ter uma vida social ainda que não seja tão badalada quanto a das celebridades hollywoodianas  é essencial para todo o ser humano.  Ir ao culto da igreja, ir à pizzaria , conhecer parques e museus, conhecer cidades novas... Tudo isso além de trazer relaxamento ainda nos agrega muito aprendizado, pois temos acesso à diferentes pessoas, locais e costumes.Eu atualmente me encaixo no meio destes dois grupos  : gosto muito de ficar em casa, porém tenho descoberto, graças ao João Pedro, uma Silvana que só não sai mais por que não tem muito tempo nem  dinheiro sobrando...  Contraditório , não ?? Já explico.
Assim como todo o ser humano, as pessoas autistas também devem usufruir tudo o que a vida tem a oferecer .  É um erro muito comum de nós pais, fecharmos nossos filhos dentro de uma redoma de vidro pelos mais diversos motivos : vergonha de como ele vai se comportar na rua, de como a sociedade o receberá , medo de acontecer algum acidente com ele ... Agindo desta forma nós só estamos prejudicando nossas crianças, uma vez que estamos tirando delas o direito de serem inseridos no seio da sociedade  e desta maneira vivenciar todas as benesses  e aprender a lidar com todas as agruras , além de privá-lo da aquisição de autonomia, tão importante para a mehoria de sua qualidade de vida .  Deixar de sair com  a criança autista , é na minha humilde opinião,  trancafiá-la  ainda mais neste "mundo" o qual ela já vive e se sente confortável, mas que não a desafia e não a incentiva a crescer.

Com a Vó na Cachoeirinha - Conde, Bahia
Fev/2011
É preciso  , como eu sempre digo e tenho aprendido nestes 2 anos incompletos os quais caminho com João Pedro no espectro Autista , aproveitar toda e qualquer oportunidade . É preciso sim , passear, andar, tomar sol, correr ... e como a reclamação de muitos ( inclusive a minha ) é dinheiro, com um pouco de criatividade e disposição, faremos muitas coisas sem gastar muito , ou não gastando nada .
É muito mais simples do que imaginamos ... claro que existem as crianças que infelizmente possuem um comprometimento maior, todavia como eu disse anteriormente com criatividade e disposição nós podermos encontrar atividades que elas podem participar com êxito.  Veja alguns exemplos , que eu utilizo ( não com a frequência que eu gostaria devido ao trabalho) com João e tem dado muito certo:


Comigo em Porto Seguro, Bahia
Jan/2011
1 -  Levar ao parquinho : Correr, descer na escorregadeira . Trabalhe a coordenação motora e o equilibrio .
2 -  Levar à praia : Caminhar na areia, tomar banho de mar, tomar sol . Pura diversão .
3-  Ir à Roça : No meu caso João constantemente vai pra roça com a vovó, tirar fruta no pé, tomar banho de chafariz , tomar banho de rio , brincar de terra . Aproveite o momento para ensinar os nomes das árvores, das frutas.
4 - Leve ao mercado deixe-o pegar nos itens das prateleiras ( desde que não traga prejuízos ) . Ensine - o a pagar a conta e a receber o troco.
5 - Simplesmente ande na rua ( eu já fiz muito isso ) .  E vá mostrando os meios de transporte , as lojas ...
6 - Se tivermos um dinheiro sobrando, podemos levar ao Shopping , ao Clube , ao McDonnald's  :-)
Na roça  - Santa Helena, Bahia
Jan/2011
Não pense que nada disso é em vão. Eles estão ouvindo e aprendendo tudo.  Com meu BB tem dado muitos resultados, ele tem aprendido nomes de peixes, de frutas , de meios de transportes, etc.
Enfim, o que você está esperando ? Veja o que você pode fazer e se organize para cada vez mais inserir seu tesouro neste mundo. Dar a oportunidade de verdadeiramente ele se estabelecer como cidadão não só porque possue uma certidão de nascimento, mas como cidadão atuante na sociedade , interferindo na mesma e permitindo que ela também venha a ser modificada , uma vez que é preciso realmente incluir todos os portadores de necessidades especiais e zelar por cada um deles. É um ato de respeito e sobretudo amor ao ser humano. É um dever de cada um de nós. 

Vamos lá???

Beijos,
Silvana

Um comentário:

  1. Muito Linda sua perseverança, eu concordo plenamente com você. Todos têm os mesmos direitos e por que são pouco que podem desfrutar ? Mas que a sua perseverança sirva de lições para muitas pessoas que ainda não pensam como nós.Se as pessoas soubessem como isso é bom para o desenvolvimento da criança começaria mudar de opinião.
    Beijos Silvana
    Eliane

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...