sexta-feira, março 18, 2011

I Encontro de Pais do Educandário Nossa Senhora Aparecida - 2011



Pessoal, acabei de chegar do I Encontro de pais do ENSA, escola onde João estuda . 
O tema foi a aliança que precisa ser cada vez mais estimulada e fortalecida entre a  Escola e a Família e toda a palestra girou em torno da necessidade da união destas duas instituições tão importantes na formação do indivíduo  . 
Fomos conduzidos pela palestrante, a Coordenadora Prof. Lucinda Messias durante toda a conversa ao nosso passado, aos anos 80, ao contexto educacional, político e social daquela época, passando pelos anos 90 e chegando ao século XXI . Analisamos como cada mudança, cada moda, cada novidade interferiu nas nossas crianças e vem interferindo até hoje , só que de maneira mais explícita e contundente.
Lembramos dos jovens que iam às ruas para brigar eleições diretas e pela democracia . Tudo isso numa época em que não havia a liberdade de expressão e a intolerância política era mais exacerbada ... Hoje a censura quase não existe, tudo está mais fácil e irreverente , todavia temos criados crianças e jovens alheios à estas mudanças e muitas vezes incapazes , presos nos seus mundos virtuais .
É preciso interferir de maneira positiva na educação destas crianças do século XXI que estão crescendo vendo um mundo cheio de violência, cheio de duplo-sentido, preconceito  e libertinagem ,  onde todos estão achando isso a coisa mais normal do mundo, atribuindo muitas vezes a culpa de um comportamento não condizente como apenas da escola . 
Durante toda a palestra fomos motivados a ser amigos da escola , à dar as mãos e participar mais ativamente da vida de nossos filhos, ensinando a eles conceitos muitas vezes esquecidos como ética, solidariedade, pluralidade cultural e justiça. Falamos de inclusão, acessibilidade, de crianças especiais , da  necessidade de aceitar o outro  e também de bullying.  Enfim, foi uma palestra muito enriquecedora . Eu adorei . 
Eu sou totalmente à favor desta parceria e sou testemunha dos benefícios que se tem quando a escola dá abertura para , de maneira colaborativa , sem esquecer o papel de cada um dentro do processo, a família adentrar os seus portões e interferir no processo de aprendizagem. Ainda mais no nosso caso, que temos crianças com necessidades especiais . 
Fico muito feliz por João estudar nesta escola e ter a oportunidade de estar nas mãos de professores , diretores e coordenadores que  ainda que não sejam experts em autismo, tem muita disposição de aprender e muita vontade de acertar, fazendo do seu aprendizado ( cognitivo e enquanto ser humano ) o mais eficaz e tranquilo possível . 
Agradeço a todos eles por me dar abertura para ajudar , para interferir , e por esta aliança que criamos ao longo deste anos que Juca estuda lá.


Termino este post com duas citações de Piaget, acerca da aliança entre a família e a escola : 



“Cooperação para Piaget, é operar com... é estabelecer 
trocas equilibradas com os outros, sejam  estas trocas referentes a favores, 
informações materiais, influências etc”



“Uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais 
leva pois a muita coisa mais que a uma informação mútua: este 
intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, freqüentemente, 
em aperfeiçoamento real dos métodos. Ao aproximar a escola da 
vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, 
reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola, 
chega-se até mesmo a uma divisão de responsabilidades...” 
(1972/2000, p.50






Parabéns a todo corpo docente do ENSA pelo maravilhoso encontro. 


Silvana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...