quarta-feira, março 02, 2011

Jovem autista baiano se forma jornalista

No dia 5 de fevereiro último o jovem autista Gustavo participou da cerimônia de encerramento de seu curso de Jornalismo, na UFRB - Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Era o aniversário de sua namorada e a família toda comemorava mais este importante passo dado na vida de Gustavo.

Gustavo e sua mãe encararam de frente todas as dificuldades que uma criança autista tem, ao lidar com suas dificuldades para se comunicar. Passo a passo, foram superando-as, até chegar a este ponto. Na chamada dos formandos, os colegas que apresentavam os novos jornalistas não deixaram de brincar: Gustavo era conhecido na turma por ser a "Enciclopédia Ambulante", mostrando conhecimento ao longo de todo o curso. Ao longo de sua passagem pela universidade, foi acompanhado pela psicopedagoga e também jornalista Mariene Martins Maciel, secretária da Afaga (Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista).

A solenidade foi na histórica cidade de Cachoeira, onde o príncipe regente Dom Pedro foi proclamado "Defensor Perpétuo do Brasil". Palco de batalhas históricas pela independência de nosso País, mostrou-se um bom cenário para mais esta batalha travada pelo jovem "aspie", que é como se denominam as pessoas que têm síndrome de Asperger.

O autismo pode ser descrito como um conjunto de dificuldades com a comunicação e a socialização, que normalmente vêm acompanhadas de uma hiperfocalização em temas restritos de interesse ou em movimentos repetitivos, as estereotipias. Gustavo tem a síndrome de Asperger, um tipo particular de autismo em que a pessoa consegue desenvolver suas habilidades de conversação, mas se mantém com dificuldades para entender o intrincado jogo social.



Fonte : http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...