sexta-feira, abril 01, 2011

Teatro Amazonas recebe cor azul por campanha sobre autismo

Post com contribuição da minha querida amiga Renatinha , lá de  Manaus !


O evento é organizado pelo Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Cultura, e passa a ser permanente na programação da cidade.


Teatro Amazonas ganhou iluminação especial.


Teatro Amazonas ganhou iluminação especial. Foto: Raimundo Valentim


Manaus - Em comemoração ao dia Mundial da Conscientização do Transtorno Espectro do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, o Teatro Amazonas ficará todo iluminado na cor azul (considerada cor do autismo) até o dia próximo domingo (03). O evento é organizado pelo Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Cultura (SEC), e passa a ser permanente na programação da cidade.


Além da iluminação do Monumento regional, alguns grupos já estão realizando atividades desde o último sábado (26). O Grupo Mãos Unidas Pelo Autismo (Mupa) realizou no dia 26 atividades pedagógicas, trilha articulada, pula-pula, piscina de bolinhas, entre outras atividades com crianças autistas no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignolia, na Cidade Nova.


A Associação de Amigos do Autista no Amazonas (AMA-AM) está realizando lanches especiais com atividades artísticas no Centro de Vivência Magnólia, Ramal Bela Vista, Puraquaquera e passeios ao Parque Aquático City Park entre os dias 28 de março e 6 de abril. Neste mesmo período, 70 mil panfletos e 2 mil cartazes serão distribuídos em Manaus para a Campanha de Conscientização, organizada por voluntários, pais e pessoas com autismo.


Para o final de semana, foi organizado um conjunto de ações em espaços da Secretaria de Cultura, em parceria com grupos de apoio ao autismo. No sábado (02), às 7h, será realizada uma Missa na Paróquia São Sebastião celebrada pelo Frei Ricardo Farias. No Centro Cultural Largo de São Sebastião, às 17h, cerca de 50 crianças autistas participarão de oficinas de pintura, brincadeiras de roda, modelagem entre outras atividades.

No domingo (03), às 17h, visitarão a exposição Cidade de Santa Anita, na Galeria do Largo; às 17h45, as crianças farão visita no Teatro Amazonas e por fim, às 18h, será exibida a peça infantil da Cia. Apareceu a Margarida, Flicts – O Musical.


“O conjunto de ações foi todo programado pensando na sensibilidade das crianças e jovens autistas. Sabemos que eles são sensíveis a Flash, iluminação muito forte, barulho muito alto, então tivemos que fazer adaptações, inclusive nos espetáculos, para eles possam ter a maior aceitabilidade possível.” Afirmou a diretora de eventos Secretaria, Elizabeth Cantanhede.


Dia mundial de Conscientização do Autismo

A ONU (Organização das Nações Unidas) decretou todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day), desde 2008. Este é o quarto ano do evento mundial, que pede mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo), que é mais comum em crianças que a AIDS, câncer e diabetes juntos. Para marcar esta data, muita coisa vai acontecer ao redor do mundo. No Brasil, além do Teatro Amazonas, outros monumentos receberão a iluminação azul, como o Prédio do Senado Federal em Brasília, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro e o Monumento às Bandeiras em São Paulo


Valeu Renatinha pela contribuição!!!!
Beijocas
Silvana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...