sexta-feira, agosto 05, 2011

No mundo dele? Quem ? João Pedro ? Aonde!!!!

As pessoas costumam dizer que os Autistas tem um mundo próprio . Que isolam-se neste tal mundo imaginário e cabe aos pais/terapeutas/professores encontrar este portal mágico que os fará encontrar este serzinho tão indefeso e resgatá-lo trazendo-o para o mundo real . Isso quando conseguem .
Eu não concordo ! 
Os autistas tem alterações que dificultam a interação, a comunicação, a socialização  , mas eles são capazes sim , mesmo com dificuldade ,  de interagir ( da forma deles ) , de socializar-se ( da maneira deles ) . Cabe a nós , apenas aprender a lidar com estas situações , mediando-as e  promovendo para que , ainda que seja pouca , a socialização ocorra . 

O João Pedro mesmo é uma criança bastante. Do jeito dele . 

Ele brinca .  Do jeito dele. Tá certo que gosta mais de brincadeiras nas quais ele seja o mandão , que tenha o controle. Mas nada o impede de navegar na internet por exemplo e a quando prima pequena  chegar abrançando-o e ele retribua o abraço. Nada o impede de brincar na rua de correr com os primos ... Basta ele estar com vontade .

O que dizer de uma criança que , ao escutar a mãe falando :

- Olha João seu amiguinho Ramon ! 

Ele prontamente levantar o polegar em sinal de " legal " e dizer :

- E aí Amóm, beleza?

Nada o impede de, ao ser solicitado,  ele ceder a vez a outra pessoa  . Ele logo logo vai arranjar outra coisa para fazer. 

Muitas vezes ( na minha opinião, que fique bem claro ) nós mesmos nivelamos nossos filhos por baixo...Colocamos eles num patamar muito aquém do qual eles realmente estão . 

Precisamos acreditar mais, saber que há sim uma dificuldade mas que com perseverança, nós vamos chegar lá .  Sei que existem crianças com autismo e outras necessidades especiais , aí dificulta mais ainda... mas mesmo assim . Eu te digo que ele não está alheio a este mundo. Do jeito dele , ele está percebendo, interagindo, aprendendo, tirando suas conclusões . Fica o dever de casa para nós : entendê-los e ajudá-los .  

Nossos filhos estão no mundo para serem cidadãos ativos e interferirem  na sociedade. 

Você vai me dizer que sua criança autista não aprendeu nada na televisão? Ou não aprendeu nada com os coleguinhas na escola ?  Ou não tem interesse por alguma coisa que muitas vezes você nem sabe ?  E que ele não adquiriu nenhuma habilidade ?  Ou não tem gostos e preferências ?

Pelo que eu observo no meu dia-a-dia , a última coisa que João quer para a vida dele é um mundo próprio . Ele quer o nosso mundo, só que um pouco mais acessível ao seu jeito de pensar e agir . Aliás , não é o que todos nós queremos ? Um lugar ao sol ? Poder caminhar, ter nossas oportunidades ? E o nosso mundo não está bastando para ele . Ele está em busca de novos mundos . Mundos com outras formas, cores, animais e línguas .

Assim é o João Pedro... Tão " no seu mundo" que só a lingua portuguesa não está bastando. Tem que aprender inglês, japonês, espanhol, italiano, hebraico, mandarim, etc, etc... será que terei no futuro um professor de línguas ? Está nas minhas mãos alimentar ou não este futuro.Acreditar ou não nesta possibilidade. Fala sério, e cantando a música do Elton John com direito à falsete e tudo . Não definitivamente, ele não está isolado...

Pense bem .

Vamos enxergar as nossas crianças atribuindo a elas o potencial que elas realmente tem . E ajudando-as com suas dificuldades e inseguranças. Características estas  que não são exclusivas de crianças com autismo .

Sem mais .

Bjocas
Silvana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...