terça-feira, setembro 27, 2011

Kit mostra como tornar procedimentos médicos menos estressantes para autistas


Os institutos norte-americanos Vanderbilt Kennedy Center e Autism Speaks se uniram para criar um recurso para os médicos e pais de crianças com autismo para se fazer uma preparação melhor para as coletas de sangue e outros procedimentos médicos de rotina. Esta 'caixa de ferramentas' chamada " Facilitando a coleta de sangue: ajudando o seu filho com um transtorno do espectro do autismo - Guia para os Pais", foi criada para ajudar as famílias e cuidadores a tornar os procedimentos médicos menos estressantes.
Para as crianças com o transtorno do espectro do autismo, os procedimentos médicos como as coletas de sangue podem ser muito difíceis. As rotinas estabelecidas, os déficits de comunicação e de interação social e a sensibilidade sensorial experimentada por muitas crianças com autismo são fatores significantes a ser considerados quando os preparamos para uma coleta de sangue.
O guia fornece estratégias comportamentais baseadas em evidências para os pais e cuidadores que podem ser usadas antes e durante a consulta e o procedimento médico.
" Eu observei frequentemente que muitas das nossas crianças com ASD lutam para completar a rotina dos exames de sangue, sendo ela parte de um protocolo de pesquisa ou de sua rotina normal. Tanto os pais quanto as crianças pareciam ansiosos quando o momento da coleta de sangue se aproximava. As enfermeiras e os profissionais treinados para fazer a coleta de sangue geralmente se esforçavam muito para se comunicar de forma eficaz com nossos pacientes com ASD e para ajudá-los a se acalmarem. Nossa equipe sabia que precisávamos de juntar nosso conhecimento sobre as técnicas comprovadamente eficazes para as crianças com ASD à pesquisa sobre como gerenciar a dor pediátrica, para que melhorássemos a experiência de todos" , disse a professora de pediatria Cassandra Newsom.
O grupo de pesquisadores entrevistou especialistas da dor e do desenvolvimento, observou as coletas de sangue das crianças com ASD e baseou-se nas estratégias estabelecidas na literatura médica sobre ASD.
No guia para os pais, as famílias são orientadas sobre quando e como explicar os procedimentos e há sugestões para se trazer brinquedos ou suportes visuais. As estratégias para relaxamento e distração usando-se brinquedos, música e o humor são descritas e sugere-se que sejam praticadas em casa durante momentos do dia em que as crianças estejam ansiosas.
O guia dos cuidadores tem uma amostra de um questionário de triagem que deve ser preenchido para ajudar a adiantar a coleta de informações sobre o paciente feita pelo médico. Orienta-se que este questionário seja preenchido por todos os profissionais que cuidam do paciente para que se faça apenas uma coleta de sangue, em vez de várias. Se o paciente tiver de ser sedado para algum procedimento médico, recomenda-se ainda que a coleta de sangue seja realizada enquanto ele estiver sedado. Um breve protocolo por escrito incluindo um plano substituto pode ajudar a equipe e os médicos a se tornarem mais coordenados na abordagem dos pacientes com autismo.
A Autism Speakers oferece o download livre da 'caixa de ferramentas' para a coleta de sangue para cuidadores e para médicos neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...