sexta-feira, setembro 09, 2011

Síndrome de Asperger - Livro House’s Rules

A polícia investiga o sumiço de uma jovem universitária que, dias depois, é encontrada morta. O principal suspeito do assassinato é Jacob, um jovem que entende muito sobre ciências forenses, é fã de seriados policiais e aluno da vítima. Todos os seus comportamentos parecem indicar que ele é culpado: ele evita olhar para as pessoas enquanto conversa com elas, não demonstra emoções quando fala da professora morta. Comportamentos que possivelmente indicariam que ele é culpado pelo assassinato em questão, não fosse Jacob um garoto que possui Síndrome de Asperger.

A história acima é uma ficção, narrada no livro “House’s Rules”, de Jodi Picoult, mas poderia ser realidade: os comportamentos apresentados por Jacob, embora seja um personagem fictício, são coerentes com os vistos em pessoas que sejam Asperger. Mas o que é a Síndrome de Asperger (S.A)?

Uma das principais características dessa síndrome é a dificuldade que aqueles que a possuem têm tem em manter uma interação social normal. Em parte, essa dificuldade é causada pela ausência de teoria da mente nessas pessoas. A Teoria da Mente é um módulo cognitivo que permite que interpretemos as emoções por detrás de um comportamento. Imagine, por exemplo, que alguém está chorando. A princípio, pensaríamos que ela chora porque está triste ou machucada. Se observarmos o contexto, porém, poderemos descobrir que o choro dessa pessoa está relacionado ao fato de ela ter recebido uma homenagem, e que ela está chorando de felicidade. Pessoas que possuam a Teoria da Mente desenvolvida saberão fazer esse tipo interpretação, ou seja, observar um comportamento e descobrir se ele está relacionado com suas causas comuns (no caso, chorar com tristeza) ou com outras causas (no caso, chorar com felicidade). Uma pessoa que tenha S.A. terá dificuldade com a teoria da mente e, portanto, em interpretar os comportamentos que estão a sua volta. Em consonância com essa característica, está o fato de pessoas com Asperger muitas vezes interpretarem ao pé da letra tudo que lêem ou ouvem, ignorando que uma frase pode ser dita, por exemplo, em sentido figurado. Outro elemento que faz com que a pessoa com Asperger tenha dificuldades sociais é sua dificuldade em demonstrar suas emoções e em reagir às emoções dos outros. Algumas também não suportam o contato social, como o toque de pessoas desconhecidas ou a troca de olhar. Além de sintomas relativos ao relacionamento com outros, os pacientes com Asperger também costumam ser extremamente apegadas a rotinas, podendo ficar descontroladas caso algo saia do planejado. Elas também possuem fixação por certos assuntos ou objetos. Sua forma de pensar é extremamente lógica. Alguns pacientes também apresentam comportamentos estereotipados, como movimento constante do corpo para frente e para trás, particularmente em momentos de forte ansiedade. Os sintomas costumam aparecer de forma mais forte após o primeiro ano da criança

Olhados isoladamente, todos os comportamentos listados acima são característicos de outra síndrome: o autismo. Por esse motivo, muitos pesquisadores consideram a S.A. como um tipo de autismo, alto funcionamento, já que a criança não possui atrasos no desenvolvimento cognitivo ou na linguagem (que diferenciariam os dois transtornos). Essa, porém, não é uma posição unânime entre os pesquisadores.

Não se tem certeza de quais são as causas da S.A. Por muitos anos, se suspeitou que o único motivo para uma criança desenvolver tal transtorno seria o tratamento recebido em casa, particularmente da mãe. De acordo com esse ponto de vista, a falta de carinho e cuidados familiares faria com que a criança se fechasse ao mundo. Atualmente essa hipótese, conhecida popularmente como “hipótese da mãe geladeira” não é mais aceita. Outra teoria muito defendida está relacionada com uma possível ligação entre as vacinas e o autismo. Essa teoria se baseia no fato de que muitos pais passaram a observar os sintomas de Asperger em seus filhos em após a aplicação de alguma. As pesquisas, porém, não apontam a existência de tal relação, e há muitos relatos de pais que dizem que seus filhos já apresentavam sintomas antes de tomar as vacinas. Assim sendo, o debate a respeito de porque alguém desenvolve essa doença se mantém em aberto, sendo que a hipótese mais forte no momento está relacionada com uma mistura de fatores ambientais, orgânicos e sociais.

O diagnóstico da S.A. é feito por meio de avaliações psiquiátricas, em que um profissional competente identifica os principais sintomas do transtorno e descarta a possibilidade de estarem relacionados a outros distúrbios mentais, como esquizofrenia. O tratamento é feito, principalmente, por meio de terapia e incentivo que o paciente participe de atividades sociais, de forma que ele aprenda a inserir e se comportar socialmente, bem como se controlar em momentos em que a rotina seja quebrada, por exemplo. Por meio de terapia, o paciente que possua Asperger poderá se inserir na sociedade, levando uma vida praticamente normal. Para isso, porém, as pessoas precisam se livrar de seus preconceitos e aceitar aquela pessoa que se comporta de forma um pouco diferente e não a rotular, como aconteceu na obra de Picoult.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...