sábado, outubro 08, 2011

Comentários da Matéria - Globo Cidadania


Hoje passou uma matéria muito interessante - e emocionante - sobre as pessoas que saem de sua terra natal ( geralmente interior ), e vão para as grandes cidades em busca de diagnóstico e tratamento para problemas de saúde.  A maioria destas pessoas estão ou descobrem que estão com câncer , e muitas vezes só conseguem tratamento e transplantes em hospitais de referência nos grandes centros urbanos .  
A matéria falava muito também da importância das ONG's e das casas de apoio , para auxiliar estas pessoas .
Elas largam tudo : família, trabalho , casa , etc, para vir em busca da cura .
O que me emocionou muito foi o caso de um agricultor que abandonou tudo para buscar o diagnóstico do filho , que na sua cidade , era apenas gripe . Gripe esta que nunca melhorava . O pai então resolveu buscar ajuda e, na " cidade grande " descobriu o que verdadeiramente seu filho tinha : LEUCEMIA .

Me emocionou porque me lembrou muito o Edimar, eu e João Pedro . A 7 anos atrás também saímos da Região Metropolitana de Camaçari com um diagnóstico de virose , e fomos para  São Paulo , onde descobrimos um câncer no João Pedro em estágio avançado . Um neuroblastoma que poderia matá-lo . Rapidamente.  Nesta fase, como foi dito na matéria , longe da família, longe dos amigos, com dinheiro escasso, foi muito importante a ajuda das ONG's . Lá também eu tive a oportunidade de conhecer a Rede de Mulheres e os Doutores da Alegria , durante a minha estada no Hospital do Câncer, AC Camargo, Bairro : Liberdade, São Paulo . 

Mas fica uma pergunta : Porque temos que sair de nossas casas para buscar atendimento tão longe ? Os protocolos diagnósticos não são de certa forma padronizados ? Porque nas cidades pequenas e nas não tão pequenas -  como a minha cidade  -  não se é investigado à fundo os sintomas dos pacientes para que se chegue ao diagnóstico correto? Quantos já morreram por causa desta negligência ( pois para mim, é negligência ) . Os médicos muitas vezes esquecem do juramento que fizeram, porque estão insatisfeitos com o valor repassado  pelos planos de saúde ou porque estão com outros problemas...  Muitas vezes afirmam não serem especialistas neste ou naquele problema, mas também não facilitam as coisas para aqueles que estão  numa situação pior que a deles , pois não tem saúde. Quer pior do que isso ? 
Ainda bem que para toda a regra existe uma exceção, já diz o ditado  . Difícil é encontrá-la . 

Pois bem . Fato é que mesmo que tenhamos que largar tudo, sair de nossas casas, largar emprego em busca do diagnóstico e da cura , sempre aparecerão em nosso caminho pessoas boas ( sejam elas de ONG's, médicos, anônimos ) que nos ajudarão e tornarão esta estrada espinhosa bem mais fácil de se caminhar . Ainda bem ... 

Acesse os vídeos desta matéria :


http://g1.globo.com/videos/acao/t/edicao/v/rio-grande-do-sul-e-o-terceiro-estado-que-mais-realiza-transplante/1655085/



http://g1.globo.com/videos/acao/t/edicao/v/acao-mostra-o-trabalho-de-quem-oferece-ajuda-para-quem-precisa-de-transplante/1651410/

Bjocas
Silvana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...