segunda-feira, dezembro 26, 2011

Camaçari atenta com a chegada do verão e da dengue tipo 4

De 2 a 6 de janeiro de 2012, cerca de 250 agentes de endemias da Sesau (Secretaria da Saúde) de Camaçari irão realizar o primeiro LIRAa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti) do ano. Realizado em outubro deste ano, o último levantamento apontou uma redução do índice de 3,7%, em 2010, para 2,7%, em 2011.

O LIRAa vai facilitar o trabalho do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) visto que apresenta o Índice de Infestação Predial por estrato, o que permite identificar os bairros com os maiores números de foco do mosquito e assim desenvolver trabalhos preventivos mais intensos nos locais. O CCZ dará continuidade também a ações como distribuição de capas para tanques e tonéis, caminhadas, palestras educativas e mutirões de limpeza.

Com a chegada do verão aumenta a possibilidade de casos de dengue e a Sesau (Secretaria da Saúde) de Camaçari está ainda mais atenta, uma vez que pela primeira vez na Bahia há registro de casos de dengue do tipo quatro durante a alta estação.

A notícia foi dada pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, na manhã de hoje (26/12), quando falou sobre a existência de casos de dengue do tipo quatro no Brasil, registrados em maior número na região Norte do país, como Roraima, Amazonas e Pará.

O diretor da Vigilância em Saúde do Município, Marcos Nogueira, diz que o vírus não é mais ou menos grave que os demais e que os sintomas são os mesmos. No entanto, ele explica que a preocupação é a possibilidade de ocorrer casos de dengue hemorrágica, pois o sorotipo quatro é novo e a população de um modo geral está suscetível à doença. “Quem já teve algum tipo de dengue, ao adquirir a quarta variação do vírus pode desenvolver o tipo mais grave da doença, a hemorrágica”, esclarece.

Durante o ano de 2011, a Sesau, através do CCZ, realizou diversas campanhas educativas no combate à dengue, além de mutirões de limpeza com a finalidade de extinguir os possíveis criadouros da larva do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Fonte : Camaçari Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...