terça-feira, outubro 16, 2012

Mãe pede ajuda para tratamento oftálmico do filho


Ver o filho de 12 anos perdendo a visão aos poucos e não poder fazer nada para ajudar. Esse é o drama vivido por Magali da Silva Bispo, 29 anos, moradora do bairro do Phoc II. Bruno Bispo sofre da Doença de Stargardt que é degenerativa e consiste na perda progressiva da acuidade visual em diversos níveis.

Magali conta que já passou por vários oftalmologistas e que nos últimos dois anos o garoto já perdeu cerca de 50% da visão. “Procurei vários oftalmologistas e ninguém sabia o que ele tinha, até que um descobriu. Através de pesquisas na internet, descobri que a doença pode apresentar todos os sintomas de uma vez e depois se estabilizar ou a pessoa perde toda visão e de dois anos para cá, ele já perdeu bastante”, revela.

Cursando o sexto ano, a doença afeta a qualidade de vida de Bruno, além de dificultar o desenvolvimento escolar. “Ele estuda com muita dificuldade, não enxerga as coisas no quadro, as professoras tem que fazer apostilas bem ampliadas para ele. Mandam recado dizendo que tenho que providenciar óculos, mas o óculos não resolve por que ele tem vários e não soluciona o problema. Ele não consegue ver o celular, as horas, tudo tem que ter a letra muito grande”, explica.

A mãe de Bruno pede ajuda para encontrar um especialista em baixa visão que possa dizer quais procedimentos devem ser adotados. “Já procurei pelo SUS aqui de Camaçari e não encontrei em lugar nenhum, tenho uma requisição desde 2010 e até hoje nada. Já procurei o Instituto de Cegos mas eles só atendem pessoas que já perderam a visão totalmente e também não tenho condições de arcar com um tratamento particular. Minha preocupação é que demore muito e meu filho que tem apenas 12 anos não consiga enxergar mais”, conclui.

Quem puder ajudar pode entrar em contato com Magali pelo telefone (71) 9157-5704 ou com a redação do Camaçari Notícias (71) 3622-4664. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...