terça-feira, janeiro 29, 2013

Fiquei feliz !!! Ainda tem gente que salva nesta selva de pedra

É assim que se conhece quem tem caráter  . 
Pode não ter mudado em nada ( como não mudou )  a minha vida  , porém foi uma prova de respeito às pessoas, sobretudo às pessoas  com necessidades especiais .

Não que eu queira ser dona da gramática , detentora das palavras , mas às vezes as pessoas utilizam termos para adjetivar algo e este termo remete às pessoas com deficiências . Isso acontece com muita frequência , põe no google para ver ( casos recentes : colunista Jairo Marques -  Folha de SP , MTV  - Casa dos Autistas ) . 
 Para quem escreve parece ser legal, tal ... Mas para que ouve/lê  e ainda por cima convive com alguém assim " o buraco é bem mais embaixo " . Dói . Dói porque evidencia a falta de conhecimento no tema , evidencia ( o que eu tenho certeza que não foi o caso ) o preconceito, dá margem a entender que as pessoas com deficiência não tem nada a acrescentar e etc . 
Geralmente quando utilizamos características de pessoas com deficiência , tipo : aleijado , ceguinho, demente , doido , autista ... nós ajudamos a disseminar veladamente o preconceito , uma vez que ninguém diz :

- Nossa, aquela criança parece que é autista, olha só como ela é super inteligente !!! Olha como ele é organizado, olha como é carinhoso  ... 

Na verdade diz : 

- Nossa aquela criança parece que é autista, olha como fica com a mãos no ouvido e rodando ... fica aparecendo que está no mundo da lua ... aff que menino mal educado... 

E se ocorrem as birras então, sai de baixo ... Surgem os juízes : 

- Aff , se fosse meu filho dava uma surra . 
- Nossa , essa mãe não á educação para este menino não ??

Por isso cada vez mais devemos expor de maneira construtiva e informativa as deficiências das pessoas . Usar exemplos bons,  informar aos leigos , explicar , incluir , ajudar antes de julgar quando nos vir em uma situação difícil,  etc . 

É por isso que eu não sou a favor do uso indiscriminado destas palavras . 
Imagina se todo mundo resolve falar : Olha, fez isso porque é autista  ou "aff que vendedora devagar parece que é autista ..."
Ninguém vai ganhar nada com isso , principalmente os próprios autistas ou outras pessoas com necessidades especiais . 

Enfim ...
Este foi um caso com final feliz, mas tem muitos outros perdidos por aí que dá até nojo . Mas eu continuo pedindo : Não fala assim, você não sabe o que estas pessoas passam, como vivem, o que sofrem ... Vez ou outra um se salva ... 

Gostaria de te agradecer ( você sabe quem é ) do fundo do meu coração pela sensibilidade . Achei que ( pelo seu jeito de escrever no seu blog ) fosse me responder a altura , mas você retirou a palavra - apenas uma palavra , mas que pode fazer um estrago enorme num país tão preconceituoso como o nosso - demonstrando respeito por estas pessoas que já tem a vida tão difícil e precisam de ajuda, para serem aceitos e inclusos de maneira plena e satisfatória . 

A você o meu abraço e a minha consideração .  Em tempo, como grande formadora de opinião que é - inclusive a minha pois sou leitora assídua - te convido para nos ajudar a difundir estas informações para que cada vez mais as pessoas possam saber e ajudar as pessoas com necessidades especiais . 

P.S: Se quiser se identificar fique à vontade . 

Beijos e abraços, 

Silvana e João Pedro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...