segunda-feira, março 11, 2013

O Que é Glicemia Pós - Prandial ?

Aff passei por isso no sábado. Pense aí quem não gosta de  exame de sangue ser furada duas vezes no mesmo dia , num intervalo de duas horas ... 
Mas fazer o que né ? A mediquita mandou ...



GLICEMIA PÓS PRANDIAL

Jejum: Não é necessário jejum.

Orientações:

O paciente deve alimentar-se com refeição contendo ao menos 50g de carboidratos (massas, arroz, pão, doces).
Não ingerir bebidas alcoólicas durante essa refeição.
A refeição mais prática é o almoço.
A amostra precisa ser coletada duas horas após o término da refeição (almoço) ou conforme solicitação médica.
No atendimento da coleta para Glicemia Pós Prandial, o paciente deve retornar ao laboratório 1 hora e 30 minutos após o término do almoço (se alimentando como de costume) ou do café (sendo que o café tem que ser bem reforçado).
Irá realizar um repouso prévio de 30 minutos no Laboratório, totalizando o prazo de 2 horas após o término do almoço ou do café.
Se a glicemia de jejum também tiver sido solicitada e a coleta da glicemia pós-prandial não for possível no mesmo dia, o intervalo máximo entre as duas deve ser de até 48 horas.
O uso de medicamentos para diabetes não deve ser suspenso, a não ser que exista informação contrária do médico solicitante.
Sempre informar medicações em uso e motivo do exame.
Informações: Em geral, duas horas depois de uma sobrecarga oral de glicose, a glicemia deve estar próxima aos valores de jejum (menor que 140 mg/dL). Com a progressão do diabetes mellitus tipo 2, invariavelmente ocorre uma atenuação e um atraso da primeira resposta de secreção de insulina estimulada pelas refeições, com conseqüentes glicemias pós-prandiais elevadas. A hiperglicemia pós-prandial (HPP) é reconhecidamente um fator de risco para o desenvolvimento de complicações macrovasculares no diabetes mellitus tipo 2. Além disso, a condição contribui para o aumento da hemoglobina glicosilada, que tem forte correlação com a incidência de micro e macroangiopatia no diabetes tipo 2. Alguns estudos sugerem ainda que, especialmente duas horas após a ingestão de uma refeição, a HPP está associada a altos níveis de hemoglobina glicosilada em portadores do diabetes tipo 2 com glicemia de jejum normal ou levemente aumentada. Nesse sentido, recomenda-se que a glicemia pós-prandial num diabético não ultrapasse os 180 mg/dL.

Prazo de entrega do resultado: 01 dia útil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...