terça-feira, janeiro 25, 2011

Semelhança entre os orgãos e os alimentos - Lei das Assinaturas de Paracelso

A Lei das Assinaturas é o pensamento que vê similitudes, por exemplo, entre uma planta medicinal e o mal ou o órgão de que ela se destina a tratar. Segundo Paracelso, a planta carrega a assinatura de sua função curativa.

Por exemplo, a beladona – “bela mulher” – deve seu nome à sua propriedade de dilatar as pupilas através de um de seus princípios ativos, a atropina. Arriscando-se a deixar de ver com muita clareza, as mulheres romanas usavam-na como maquiagem para os olhos. Ora, é possível ver na baga negra e redonda da beladona a “assinatura” de uma pupila dilatada. A planta que denominamos “pulmonária” e cuja infusão acalma a tosse tem folhas em forma de pulmão de açougue, a hepática tem uma folha em forma de fígado, o suco da grande celidônia utilizada para as perturbações das vias biliares é amarela e amarga como a bílis.

Outro exemplo mais sofisticado: a paopula (em francês, “coquelicot”) traz a “assinatura” morfológica do falo (em francês, “coq”). Por sua vez, a coqueluche traz a “assinatura” sonora do grito do galo (“coq”). Tendo-se por base essa dupla “assinatura”, utilizam- se há muito tempo os extratos de papoula para o tratamento da coqueluche e da tosse em geral. Ora, é na papoula (ou em sua irmã, a dormideira) que se encontra o ópio de que se extrai a codeína, o produto natural mais ativo contra a tosse. Enfim, emprega-se há séculos a infusão de casca de salgueiro contra os “resfriados” porque o salgueiro permanece saudável, embora tenha os pés mergulhados em água fria. Ora, fundando-se na experiência popular, extraiu-se dessa casca o ácido acetilsalicílico, que não é senão a aspirina!

























Um comentário:

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...