Como todos já sabem, eu tenho um filho com Autismo , aliás ele foi o incentivador para a criação deste blog . Mas hoje trago à reflexão um questionamento que faço para mim e para todos vocês que lerem este texto: Onde tudo começou ???Em que momento o Autismo surgiu em nossas vidas ?
Eu tenho a resposta : Eu não sei . Leia a história de meu BB :
JP nasceu saudável , aos 9 meses em 19-11-2003 , parto cesáreo e foi para casa normalmente respeitando-se os tempo determiado para que a mamãe o bebê ainda fiquem em observação no hospital . No mês de março do ano seguinte (2004) meu BB começou a apresentar quadros febris e sudorese muito intensa , fato este que nos deixou muito preocupados . Seguimos nesta luta por aproximadamente 1 mês, percorrendo todas as clínicas de nossa cidade e voltando para casa sempre com o mesmo diagnóstico : VIROSE .
Um belo dia , diante de um terrível episódio de febre beirando os 41º ( sim, acreditem ) resolvemos levá-lo a um hospital de grande porte , em Salvador temendo que o pior acontecesse . Chegando lá uma médica detectou uma massa na região da bexiga do meu BB . Esta massa até então desconhecida o levou ao centro cirúrgico a fim e que fosse feita uma biópsia à céu aberto por 3 vezes, sendo que na terceira vez , deu tudo errado . Durante a indução anéstesica meu BB teve paradas cardio-respiratórias e convulsões ... a situação saiu completamente de controle e ele precisou ser induzido ao coma .
Foram longos 22 dias na UTI vendo a pressão do BB oscilar de maneira que talvez nenhum adulto aguentaria e tentando reconhecê-lo naquele emaranhado de fios, catéteres entre outras coisas . Ele chegou a falecer e ser reanimado pelos médicos e enfermeiros.
Lembro-me bem que para mantê-lo em coma e consequentemente vivo, além das mãos de Deus ( estas não podem faltar ) eram administradas inúmeras substâncias , como a dopamina e a noradrelina , além de outros neurotransmissores que eu não lembro o nome .Quando meu BB voltou a si de maneira milagrosa fizemos todos os exames neurológicos e não havia nenhuma sequela . Ainda assim a misteriosa tumoração ( neste momento começava-se a desconfiar de um Neuroblastoma ) continuava lá , intrigando o despreparado ( sim, falo com conhecimento de causa – despreparado) corpo clínico dos hospitais de Salvador.
Voltamos para nossa casa e decidimos buscar tratamento em qualquer lugar do país e conseguimos apoio no Hospital do Câncer – AC Camargo, em São Paulo , para onde viajamos . Fomos muito bem tratados e lá me BB pôde fazer todos os exames, ter seu problema finalmente diagnósticado – um Neuroblastoma ( um tumor malígno , medidno 7 X 7 cm, localizado na região da glâdula supra-renal, próximo à bexiga e que estava envolvendo importantes artérias , de grosso calibre na região pélvica do meu BB ), mas ao contrário daqui de Salvador, ele não era um desconhecido da equipe de Oncologia pediátrica do Hosp. Do Câncer . Viajamos no dia 05-05-2004 e voltamos para casa em 05-06-2004 , com o João pedro completamente curado , após uma cirurgia de sucesso , realizada pelo Dr. Paulo Chapchap , que na falta de palavras para descrevê-lo eu diria que ele é simplesmente “ O Cara “ ! Inclusive foi o responsável pela cirurgia de várias pessoas famosas e autoridades . Deus preparou tudo ! E nos deu a vitória .
Restou , de toda esta luta 3 coisas muito importante , além claro da preservação da vida do meu filho que hoje está fora do grupo de controle ao câncer por estar curado a mais de 5 anos . Restou o agradecimento eterno a Deus , pela sua misericórdia e por ter nos tirado desta enrascada ; restou a admiração pelos profissionais do HC ( Dra. Eliane, Dr. Nevi, Dra. Maria Cecília , Dr. Joaquim, Dra. Gisele , Dr. Paulo Chapchap , as tias do clube de mulheres, a todos enfim!!!!) ;e em terceiro, a pergunta que não quer calar : Terá o Autismo sido “ despertado “ por conta de todos estes processos sofridos pelo meu BB uma vez que ele não nasceu assim ? Qual foi o papel desses neurotransmissores para o resultado de hoje, visto que ele saiu do coma sem nenhuma sequela do ponto de vista cognitivo/neurológico ?
São perguntas as quais desta vez eu não sei a resposta . E também não sei se quero saber . Uma certeza eu tenho : Meu filho é a criança mais saudável, mais inteligente e mais guerreira que eu conheço . Ele é o meu amor e para mim isso basta .
Silvana
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .