terça-feira, fevereiro 15, 2011

Dica - Como ensinei o João Pedro a escrever seu nome




Gente, boa noite !
Todos nós sabemos que, quando temos uma criança com autismo em casa, nenhuma oportunidade para que haja um progresso  deve ser desperdiçada . Toda situação vira aprendizado, todo objeto vira recurso, praticamos técnicas do Sonrise enquanto damos o lanche, enquanto ensinamos a lição de casa, enquanto damos o banho ... Inventamos musiquinha pra isso (eu mesmo já criei várias mas fica para outro post ) , pra aquilo e por aí vai . Bom pelo menos na minha casa todos temos esta visão de aproveitar sempre tudo o que acontece para ensinarmos algo ao JP contribuindo assim para aquisição de vocabulário, de autonomia e claro ensinar-lhe limites. 
João  assim como a grande maioria dos autistas ama água . A hora do banho é sempre uma festa . Às vezes ele chora para não entrar ( principalmente se estiver no computador - internet - ou assistindo TV ) mas quando entra...não quer sair . É uma luta tirar o moleque de lá.  Uma coisa que sempre observei é que ele gosta muito de tomar banho com esponja  , sempre fazendo bastante espuma . Num desses momentos em que eu estava o ajudando no banho percebi que ele esta cobrindo o box do banheiro com espuma e depois fazendo traços com os dedos. Eureka!!!! Incentivei-o e entrei na brincadeira , alternando com ele . Deixava ele fazer o desenho  primeiro  logo depois nós apagávamos com mais espuma e era a minha vez de fazer alguma coisa . Comecei  desenhando ( hum, desenhando ...rsrsrs que pretensão a minha  ) os personagens que ele gosta  ( Ben 10, Nemo , Bob Esponja  etc  ) , logo depois comecei a escrever os nomes destes mesmos personagens e adicionei um traço embaixo , como se faz nas tarefinhas da escola para ele copiar. E assim foi feito. Ele reproduzia tudo o que eu escrevia e eu celebrava com ele  ( pulava , batia palmas, dizia que estava lindo -  e de fato estava- ai que amoooooor -  pausa na digitação para fazer um coração à la Justin Bieber  - com as mãos -  AMO MEU BB ... Pronto voltei ao normal... :-)   Quando o JP estava bem envolvido na brincadeira ( que diga-se de passagem tornou o banho quase interminável ) comecei a ensinar o nome . Comecei primeiro com João , letra por letra ,  depois juntei todas e finalmente ele aprendeu seu primeiro nome . Posteriormente, passei para o Pedro, seguindo a mesma técnica. Deu certo outra vez . Hoje ele escreve o nome dele perfeitamente, em qualquer lugar e ainda coloca o "til" ( ~) rsrsrsr que eu não ensinei - mereço um castigo pois subestimei a inteligência da minha miniatura de gênio . Essa brincadeirinha no banheiro o despertou para a escrita e hoje ele escreve bastante, seja na tarefinha da escola, nos livros,no quadro branco ou digitando no computador . Aprendeu as vogais, as consoantes, os numerais , etc. 
Como eu disse anteriormente : É necessário estarmos sempre atentos a todas as dicas que o nosso filho dá . Elas certamente serão valiosas e nós poderemos utilizá-la como recurso para a própria aprendizagem dele. Talvez outras crianças apresentem uma dificuldade maior que a de JP, mas com criatividade e perseverança com certeza nós conseguiremos . 
Todo esse trabalho de aquisição da escrita ainda continua , pois ainda trabalho com ele a  ordenação das letras, ensinando-o a fazer as letras da forma correta , do mesmo tamanho, etc.  Mas isto é assunto para uma próxima postagem rsrsrs
A imagem que utilizei para ilustrar este post foi feita bem no início deste processo, assim que ele largou seu caderno gigante (leia-se box do banheiro ) e começou a assinar seu nomezinho lindo( ownnn ) nas tarefinhas da escola . 
E mais uma vez com fé em Deus e amor no coração tudo dá certo.
Beijos a todos e espero mais uma vez ter ajudado!
Silvana  

Um comentário:

  1. Que legal Silvana. Parabéns. Vou tentar algo parecido com o Matheus. Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...