quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho. ( Mahatma Gandhi ) - Espero que leiam e gostem !!!

Tenho estado assim maravilhada com tudo o que tem acontecido com o meu BB , graças a Deus . Eu confesso , com muita vergonha , que em 19-03-2009 (um dia antes do meu aniversário) ,  quando Peu recebeu o diagnóstico de autismo  eu achei assim que não havia mais jeito .Fiquei chorando e pensando que o meu BB não ia se desenvolver em nada, porquê havia acontecido isso justamente comigo... Ele , nesta época não fala nada com nada . Só eram gritos , aqueeeeeles gritos que tem dia parece que seu tímpano vai explodir, algumas estereotipias,quando ele queria algo ele pegava nossa mão e nos direcionava até o seu objeto de desejo ( rsrsr ) . E eu ficava triste e abatida com aquilo tudo, pois na minha santa ignorância aquilo não passaria dali. Eu ficava sabendo pelas pessoas , lia na internet que poderiam haver até casos de melhora , desenvolvimento, progressos, mas parecia que isso estava distante de mim e da minha família ...
Este momento de luto, por assim dizer, ocorre na vida de todos aqueles que recebem uma notícia como esta . A variável aí é o tempo que dura este "luto" . Graças a Deus meu luto durou poucos dias , apesar de quem ainda durante meses  ,mesmo lutando para ajudar o  João eu  muitas vezes perdia a esperança e achava que tudo era em vão.
Pois bem, o tempo se passou e eu conheci a AMA, a Pró Rita, entre outras pessoas que me deram um norte dentro deste novo universo e eu acabei me convencendo que esse tempo todo eu não havia observado em João o que era mais importante : o imenso potencial  dele . Quando eu me dei conta que o João era muito mais do que aquilo que nós víamos pelo lado de fora da casca , as coisas começaram a mudar . E muito!!!!!  Eu comecei a buscar conhecimento, ajuda, praticar em casa as coisas que eu aprendi na Escola Especial, comecei a dar "pitaco" na Escola Regular a qual ele está inserido desde os 3 anos, ou seja desde antes do diagnóstico. Sou a chata , não quero nem saber... Aliás estou sendo exagerada , lá o pessoal até que gosta de mim, não me acha tão chata - pelo menos que me disseram  e faz as coisas pelo João porque gosta especialmente dele ( sem trocadilhos hein ???) . Em 19-03-2011 João completará, para glória de Deus , dois anos de diagnosticado com autismo. E pela mesma glória citada na frase anterior, ele é outra criança...Tem estado mais concentrado, mais obediente , mais participativo... Seu contato ocular é muito bom.. Seu vocabulário tem aumentado consideravelmente ... Aliás vou começatr a fazer uma relação das palavras ditas por ele e postar aqui, mas de antemão eu aviso que a mais nova é "exatamente" ... Isso levando em conta as palavras dentro do seu devido contexto e as palavras soltas, mas que ajuda a comunicação dele conosco . Tem ensaiado umas frases, como eu contei para vocês naquele post anterior , quando  ele pediu água ao pai  . Eu tenho vivido muito feliz, ainda que muitas coisas me preocupem  e me chateiem . Mas quando eu coloco os olhos no João Pedro eu vejo que as mãos de Deus não tem nos abandonado e João tem cada vez mais crescido e dado muito orgulho.  Não pensem vocês que eu sou o primor da segurança e da paciência. Frequentemente , eu perco o chão e também a paciência , afinal de contas,as coisas se tornam desgastantes às vezes.Mas merecemos um descontinho, né ... afinal estamos tentando fazer o nosso melhor. Hoje a cada dia que chego do trabalho , minha mãe me conta que ele falou algo novo, cantou uma musiquinha nova ... Ontem por exemplo, eu fugi da minha rotina rsrsrs sempre que eu chego do trabalho eu vou para a porta esperar a kombi ( ou perua, como vocês preferirem) que traz ele e os coleguinhas da escola . Ontem precisei ir à ótica e não deu tempo. Quando a kombi parou na porta minha mãe foi recebê-lo e ele ficou olhando para todos os lados e falando : Mamãe ? Mamãe ? Pois é , a partir de hoje a menos que eu vá tirar o pai da forca ( rsrsr ) eu vou tentar ao máximo não faltar neste momento o qual João mostrou ser muito importante para ele: A minha presença toda vez que ele chega da escola . Conforme for, o pai ( seja qual for: o meu o dele rsrsrs ) vai ficar lá na forca mesmo, depois eu tiro rsrsrsrs .
O Autismo, além de tantas outras , me deu ,  parafraseando o nome do blog , uma lição de vida  muito importante  : Antes eu era muito ciumenta com meu João, não gostava que ninguém pegasse, ninguém tomasse conta , ele era o mais lindo ( peraê esta lição eu ainda não aprendi , ele ainda é o mais lindo de todos ) , era só meu e eu achava que somente a minha presença e cuidados bastava . Hoje depois desta nova fase da nossa vida eu aprendi a dividir o meu amor e o meu cuidado com muitas pessoas . Um dia a pró antiga dele ( do ano passado)   mandou um email me parabenizando pelos avanços de Jú. Ela dizia " estou muito feliz pelo nosso João... posso chamá-lo de nosso ? " 
E neste dia eu respondi o que já estava internalizado no meu coração: " Sim, pró, João é nosso... Ele é meu, ele é seu ele é de todos aqueles que o ama e que luta para que ele continue avançado, e que nesta luta traz em suas mãos e à sua frente armas muito importantes :  o escudo da coragem e da fé para  e avançar por caminhos desconhecidos ;  a espada  -  para derrotar os inimigos: a desesperança, a fraqueza, o sentimento de derrota . E o mais importante : à frente deste exército em prol da causa dos autistas, traz a BANDEIRA DO AMOR !
Termino por aqui,  com os olhos marejados... Espero de verdade que vocês leiam este texto .
Bjocas

Silvana , mãe do João pedro, com muito orgulho!!!!!

2 comentários:

  1. lindo texto,uma verdade,parabéns pelo seu blog amiga,cada dia mais encantador^^

    ResponderExcluir
  2. chorei muito lendo esse texto,é a minha historia de agora...bjss

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...