A análise de tarefas é um procedimento comportamental que visa o ensino de habilidades mediante a segmentação do produto ou dos objetivos em fases do início ao fim, até que se atinja o resultado esperado. Também faz com que o profissional descubra quais são os meios mais adequados para que se atinjam tais objetivos e quais passos devem ser cumpridos ao longo do processo de ensino.
Usando a analise de tarefas é possível visualizar com mais detalhes e clareza quais são os objetivos, o que se pretende atingir e ter certeza sobre as etapas necessárias para tal.
Talvez o maior problema na condução de uma análise de tarefas seja exatamente determinar o que descrever em um nível ótimo de detalhes, pois quanto mais objetiva for a sua descrição, quanto melhor serão as instruções para o ensino.
Para se levantar uma descrição compartimentalizada usando a análise de tarefas primeiro é necessário definir o que será ensinado, ou seja, qual a habilidade ou situação será focada e como ela se divide “quebrando” a sua forma em vários comportamentos ou sequencializando a tarefa. Assim, podemos observar como o aluno está desempenhando cada um dos níveis, onde ele requer mais ajuda, onde já está independente, etc, e assim, avaliarmos os procedimentos de ensino e níveis de ajuda.Um adulto deverá executar a tarefa para poder ter uma referência sobre os passos ideais e diante disso, elaborar uma tabela avaliativa pela qual será possível ensinar passo a passo o que o aluno precisa.
Como exemplo, vamos pensar na atividade de tomar banho. Normalmente vemos em relatórios ou questionários o item “tomar banho” sendo avaliado como DEPENDENTE DO ADULTO, SEMI DEPENDENTE OU INDEPENDENTE . Mas quase nunca temos uma descrição de quão independente a criança é, ou em quais momentos do banho a mesma precisa de apoio. Essa lacuna parece ser preenchida quando usamos a análise de tarefas.
Para tomar banho de forma completa de acordo com a cultura ocidental é necessário que a criança:
1. Identifique o banheiro e saiba chegar até lá
2. Tire a roupa
3. Coloque a roupa suja em lugar próprio
4. Coloque a touca de banho (se necessário)
5. Entre no Box
6. Ligue o chuveiro
7. Molhe o corpo
8. Pegue o sabonete
9. Ensaboe todas as partes do corpo
10. Enxágüe todas as partes do corpo
11. Desligue o chuveiro
12. Pegue a toalha
13. Enxugue todas as partes do corpo
14. Vista a roupa
15. Saia do banheiro
Como é possível verificar, o “tomar banho” envolve aproximadamente 15 fases não sendo, portanto, uma atividade tão simples de ser avaliada. Se uma criança cumpre até a etapa 5 sozinha, mas não consegue ligar o chuveiro, passa o sabonete somente na barriga e a partir daí precisa da supervisão do adulto, podemos afirmar com absoluta certeza que ela está precisando ser ensinada a cumprir com as demais fases. Sabemos também que despir-se é mais fácil do que vestir-se e que retirar o sabonete com água é mais fácil do que se ensaboar corretamente.
Então, com o esquema da análise de tarefas, tanto o educador quanto os pais saberão em qual momento é necessário maior ou menor apoio. Para isso, avaliamos cada um dos itens com os critérios de níveis de ajuda, usamos as categorias:
- ajuda total (física + verbal)
- ajuda parcial (física parcial com pequenos gestos de apoio)
- ajuda verbal (somente orientações verbais)
- sem ajuda (quando a criança executa o item sozinha)
Sugerimos que seja feita uma tabela com os itens descritivos para que se possa registrar dia após dia o desempenho da criança e monitorar quais os procedimentos de ensino estão sendo úteis ou não no ensino da habilidade. Só a partir dessa análise é que poderemos avaliar objetivamente o grau de independência nesta atividade.
A analise de tarefas pode ser usada para monitorar muitas habilidades e vários desempenhos, como o preparo de uma receita, a execução de uma tarefa artesanal (pintura em tecido), entre outras. É um instrumento bastante útil para profissionais que atuam na educação especial .
Fonte : Cedap Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .