sexta-feira, junho 03, 2011

Terapia com animais ajuda crianças e adultos

PORTIMÃO
Terapia com animais ajuda crianças e adultos

A quinta pedagógica de Portimão está a usar animais para tratar crianças, jovens e adultos com problemas mentais, emocionais e até físicos. Cavalos, cães, burros e coelhos foram treinados para melhorar a vida e a saúde de crianças e adultos com vários tipos de doença e deficiência.

As realidades próprias do campo podem ser conhecidas literalmente nos dois hectares da quinta pedagógica de Portimão, localizada na Aldeia Nova da Boavista.

O espaço recria uma quinta rural – com zonas de cultivo, de abrigo de animais, um lago, zonas verdes e de lazer –, onde se pode, entre muitas outras atividades, alimentar e acariciar os animais domésticos.

A quinta, que está orientada especialmente para dar a conhecer o mundo rural aos mais novos, está neste momento a desenvolver um serviço dirigido às pessoas com problemas de saúde ou com diversos tipos de deficiências, entre outros diagnósticos.

“A convivência com um animal de estimação, ou que foi treinado, só traz benefícios à sua saúde”, frisam os especialistas. E esta é também a opinião dos responsáveis da quinta pedagógica de Portimão, que está a oferecer gratuitamente serviços de hipoterapia e terapia assistida por animais à comunidade desde 2009, tendo recebido até ao momento mais de cem utentes e diversas instituições de vários concelhos da região algarvia.

Nos últimos três meses, esta oferta terapêutica abrange cerca de cinquenta crianças, jovens e adultos, portadores de deficiências mentais e físicas, assim como outros que sofrem de baixa autoestima e desmotivação escolar, entre outras problemáticas.

Esta terapia usa os animais – essencialmente cavalos e cães, mas também burros, coelhos anões e gatos – para interagir com os portadores de deficiências físicas e mentais, uma atividade que estimula os utentes a movimentarem-se e a ganharem autoestima e confiança.

Segundo os responsáveis da quinta pedagógica de Portimão, os animais utilizados nesta terapêutica “foram devidamente treinados e selecionados” e “funcionam como alternativa ou complementaridade à intervenção em clínica”.

“Nas práticas terapêuticas utilizadas, tem conhecido um franco sucesso o recurso a cavalos (hipoterapia), porque requer dos praticantes a participação e utilização da totalidade dos seus corpos, permitindo o desenvolvimento da força, tónus muscular, flexibilidade, relaxamento e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio”, explica a autarquia, que é a responsável pela gestão da quinta.

Quinta aberta a várias instituições do Algarve

Segundo apurámos, a maioria das pessoas que beneficiam atualmente da terapia com animais são jovens utentes de instituições algarvias de solidariedade social.

Nessa lista encontramos a CRACEP – Cooperativa Reeducação de Apoio à Criança Excecional de Portimão, o Lar de Crianças Bom Samaritano, o GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes, assim como os alunos das escolas da Bemposta, Coca-Maravilhas, Prof. José Buísel e o infantário “Quinta dos Amiguinhos”, entre outras entidades e alguns particulares.

Pela quinta também já passaram utentes de instituições como o NECI -Núcleo de Educação da Criança Inadaptada, CREMP – Centro de Reeducação Médico-Pedagógica, Casa de Santo Amaro – Associação Lucinda Anino dos Santos, Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson do Algarve e a APPDA – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e do Autismo do Algarve.

Para além da terapia com animais, a quinta pedagógica de Portimão realiza ainda atividades adaptadas a cada grupo e problemática, desde sementeira a visitas guiadas ou ao fabrico de pão, entre outras.

O espaço pode ser visitado de terça a sexta-feira, entre as 9h30 e as 17h30, e aos fins de semana, das 10h00 às 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...