terça-feira, julho 26, 2011

Você sabe o que fazer com os remédios vencidos , ou que não precisarão ser mais utilizados ?

Todos nós sabemos que remédios vencidos ou não aproveitados são um perigo à saúde pública , mas o que fazer com eles ainda é motivo de muita dúvida por parte de todos os cidadãos . Eu mesmo estou me vendo " rodada" com uns medicamentos que eram da minha mãe  e que , por conta do seu falecimento não poderão ser mais utilizados . Tentei trocar na farmácia , mas os atendentes disseram que só com o cupom fiscal... Eu não sei quanto à vocês, mas eu acho que se eu  comprei um remédio foi para tomar TODO... então não vejo necessidade de guardar o cupom fiscal visando possíveis devoluções, ainda mais se estiver pela metade .. Mas tudo bem ... 

Esta questão é muito preocupante pois , remédios vencidos e remédios controlados podem matar, se usados indiscriminadamente . Temos vários exemplos, como a morfina e do cloridrato de tramadol -  remédios para dor, controlados, fortíssimos e altamente viciantes que se caírem em mãos erradas, o estrago estará feito  . É preciso descartar estes remédios da maneira correta para que não causem problemas para ninguém - dentro ou fora de nossas casas .

Foi criado pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária um hotsite sobre o descarte de medicamentos . Segundo este orgão os medicamentos não aproveitados vão para o lixo comum afetando o meio ambiente e criando um problema de saúde pública pois as substâncias põem em risco a vida das pessoas que vivem em lixões e reaproveitam estes medicamentos. O portal possuem muitas informações acerca da política destes resíduos, todavia ainda há a necessidade de criação de uma proposta que normatize o destino deles. 

Segundo a PNRS, a responsabilidade de descartar os remédios de modo seguro fica dividida entre usuários, produtores e o poder público. A ideia é estabelecer regras para reciclar os resíduos que sobram .
Com informações do G1.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...