quarta-feira, maio 16, 2012

Vocês sabem o que são Moluscos ?

Não,  não se trata dos animais invertebrados , marinhos, de água doce ou terrestres ... Estou falando de caroços que aparecem no corpo e que parecem umas verruguinhas . Pois é João Pedro me apareceu com umas traquitanas destas no cotovelo . Enquanto era só uma,  beleza ... Depois apareceu outra e outra e hoje já são 5 filhinhas .
Levei o dito cujo na mediquinha para consulta rotina e perguntei que "coisinhas mais fofinhas e redondinhas " - afffff  - eram aquelas . E ela me disse : São MOLUSCOS !

Vamos lá saber do que se trata ?

Ah! E nem preciso dizer que João Pedro agora é conhecido internamente como Lula Molusco ...

****
Doenças da Pele  -  Molusco Contagioso


O que é?


O molusco contagioso é uma doença viral que provoca lesões na pele muitas vezes confundidas com verrugas. A transmissão da doença se dá pelo contato direto com pessoas contaminadas.

Atinge preferencialmente as crianças, devido à imunidade ainda não estar totalmente desenvolvida. É frequente o achado da doença em crianças com dermatite atópica.


O molusco contagioso também pode atingir adultos, principalmente aqueles que tenham alguma imunodeficiência, como pacientes infectados pelo HIV ou transplantados. Nos adultos as lesões costumam afetar principalmente áreas de pele mais fina e podem ser transmitidas pelo contato sexual.


Manifestações clínicas



As lesões do molusco contagioso são pequenas, elevadas, hemisféricas, da cor da pele, com aspecto translúcido e apresentando umbilicação central. Podem estar isoladas (mais comum) ou se agrupar. O tamanho das lesões pode variar de puntiformes a cerca de 5 milímetros de diâmetro.


As lesões são autoinoculáveis e podem se espalhar. Em algumas crianças o molusco contagioso se dissemina rapidamente chegando a centenas de lesões. Atingem principalmente o tronco e a raiz dos membros. As lesões são geralmente assintomáticas, mas pode haver prurido (coceira) discreto.



A doença pode apresentar involução espontânea, o que pode levar de alguns meses a anos, desde que o organismo possa desenvolver defesas contra o vírus.


Tratamento


O tratamento consiste na destruição das lesões que pode ser feita através da eletrocoagulação, criocirurgia, curetagem, cauterização química ou expressão manual. Quando curetada ou retirada através da expressão manual, elimina um conteúdo semelhante a uma "massa" de cor esbranquiçada.


Uma alternativa de tratamento é o uso de imunomoduladores (imiquimod), no qual a aplicação do produto modifica a resposta imune na áreas tratadas, levando à eliminação das lesões.

Deve-se iniciar o tratamento quando surgem as primeiras lesões, evitando a disseminação que ocorre em alguns casos, quando pode ser necessária a internação para realizar o tratamento sob anestesia, devido ao incômodo causado pelos métodos de remoção.

Fonte : Dermatologia.Net





P.S : Fomos orientados pela Doutora  Mediquinha a aguardar o molusco se recolher sozinho , uma vez que o tratamento para retirá-los é muito dolorido ...

Beijocas













2 comentários:

  1. I аm гegular reader, how аre you everyboԁy?
    This post posted at this site is асtually рleaѕаnt.



    Here iѕ my website :: V2 Cigs Reviews

    ResponderExcluir
  2. hi!,Ι lovе your wгіting so much!
    ѕhаre wе be іn contaсt more about your post on AOL?

    I гequire a speсialist on this area to sοlve my problem.
    Mаy be that's you! Looking ahead to peer you.

    Take a look at my site mouse click the following post
    my website - v2 cigs Reviews

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...