quinta-feira, outubro 18, 2012

Companhia Ballet de Cegos se apresenta no Theatro São Pedro


A delicadeza dos gestos e a sincronia dos movimentos revelam a entrega dos bailarinos à dança. Mas apenas o espectador mais atento conseguirá notar que os rodopios são executados no palco por deficientes visuais.
A Associação de Ballet para Cegos Fernanda Bianchini apresenta nos dias 17, 18 e 19 de outubro, o espetáculo "A Bela Adormecida", no Theatro São Pedro, na Barra Funda, zona oeste. Nesta quarta-feira (17), a apresentação terá o programa em braille e audiodescrição (narração das cenas com uso de fones de ouvido) para deficientes visuais, e descrição em libras para os auditivos.
Divulgação
Apresentação dos bailarinos do Ballet para Cegos Fernanda Bianchini
Apresentação dos bailarinos do Ballet para Cegos Fernanda Bianchini
Esta será a primeira vez que a companhia realiza uma apresentação de três dias consecutivos. Com 17 anos de atuação, a associação já ganhou mais de 100 prêmios em competições e festivais. Em setembro, o grupo se apresentou no encerramento da Paraolimpíada de Londres.
"Quem assiste ao espetáculo demora para perceber que os bailarinos têm algum tipo de deficiência. Nosso grupo venceu muitas barreiras, muitos desafios, já que muitas pessoas acreditavam que balé clássico não era para deficientes visuais", conta Fernanda Bianchini, 33, idealizadora do projeto. Segundo ela, era um sonho interpretar a obra do compositor russo Tchaikovsky Tchaikovsky, baseada no conto de fadas do escritor francês Charles Perrault.
Para ensinar pessoas que nunca tiveram contato com o balé, Fernanda desenvolveu o método do toque, em que ela executa o movimento, a aluna toca seu corpo e tenta reproduzi-lo. "Tive que entender as suas limitações para poder ensinar", diz ela, que trabalha de forma voluntária.
Divulgação
A Companhia Ballet para Cegos Fernanda Bianchini é composta por 92 bailarinos
A Companhia Ballet para Cegos Fernanda Bianchini é composta por 92 bailarinos
Como foco na integração social, a companhia hoje reúne 92 bailarinos, com idades de 3 a 70 anos. A maioria é composta por deficientes visuais, mas cerca de cerca de 10% são deficientes auditivos, físicos, mentais e crianças de baixa renda.
Além do balé clássico, são oferecidos cursos gratuitos de sapateado, dança de salão e expressão corporal. A associação se mantém com recursos de empresas e parceiros, bem como voluntários e apoiadores.
"A Bela Adormecida" - Theatro São Pedro - r. Barra Funda, 171, Barra Funda, zona oeste, São Paulo, SP. Qua. (17), qui. (18) e sex. (19): 20h. Ingr: R$ 40 (meia-entrada para estudantes e idosos). Pontos de venda: no próprio teatro (de ter. a dom. das 10 às 18h), tel. (11) 3667-0499 ou www.ingressorapido.com.br, tel. (11) 4003-1212

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...