quinta-feira, janeiro 31, 2013

Hemoba faz campanha para doação de sangue no Carnaval


A campanha da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) visa aumentar os estoques e garantir o atendimento no Carnaval, quando a demanda costuma ser até 20% maior. O período coincide com uma tendência à queda no número de doadores voluntários de sangue, em virtude das férias de verão e das próprias festas carnavalescas.

A meta é que pelo menos 80 candidatos à doação ajudem a manter os estoques de bolsas de sangue da Hemoba, que atende toda a rede pública de saúde do estado. As doações podem ser feitas também na unidade móvel (Hemóvel), que até sexta-feira (1º) fica estacionada na entrada principal do Salvador Shopping. De segunda (4) até quinta-feira (7), o Hemóvel estará na Praça Isaac Newton, em frente ao Shopping Iguatemi. 

Através do slogan Essa Corrente Precisa de Você. Doe Sangue, a fundação quer conscientizar a população, incluindo doadores cadastrados e novos voluntários, da importância de doar sangue durante todo o ano. Entre os meses de janeiro e fevereiro, as doações chegam a cair 30% nos hemocentros de Salvador.

Do Camaçari Notícias

Nos dias de Carnaval, a demanda por bolsas de sangue costuma crescer nos serviços de urgência e emergência. “Temos que estar preparados para eventuais situações de risco, como acidentes de trânsito, acidentes em festas com aglomeração de pessoas e ferimentos por armas de fogo e armas brancas”, explicou a responsável pelo setor de coleta da Hemoba, Virgínia Figueiredo.

Para garantir o estoque de sangue necessário, a sede da fundação, na Avenida Vasco da Gama, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), vai funcionar em regime de plantão para atender as solicitações das unidades públicas de saúde. De sexta (8) a terça-feira (12), o atendimento vai das 7h30 às 18h30, exceto no domingo, quando o serviço fica fechado. Na Quarta-Feira de Cinzas, o funcionamento é das 12h às 18h30.

O vigilante Juarez de Jesus é doador voluntário há pelo menos 15 anos e faz esse gesto de solidariedade sempre que pode. “Me sinto feliz e com o dever cumprido ao ajudar o próximo”.

O atendente Jailson Pires ficou sabendo do ponto de coleta do Hemóvel e resolveu doar. “Com o trânsito complicado, quanto mais perto de casa melhor para fazer a doação”.

Durante o Carnaval, a unidade não terá funcionamento, retomando a programação nos dias 18 e 19 de fevereiro, no campus da Unijorge, na Avenida Paralela. De 20 a 22 de fevereiro, o Hemóvel recebe doações no campus da Unijorge do Comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...