quarta-feira, outubro 24, 2012

Médicos salvam criança de infecção fatal ao transplantar fezes da mãe para seu intestino


Quando Jesse Williams, de quase 2 anos, foi diagnosticado com uma infecção fatal no intestino causada pela bactéria C.diff, sua mãe Tatum sentiu-se impotente. 

Depois que os tratamentos convencionais não funcionaram, a mulher teve a chance de ajudá-lo – e de uma forma pouco convencional. 

Os médicos disseram que havia um procedimento feito com sucesso em adultos que envolvia o transplante de fezes para o corpo do paciente para amenizar os graves sintomas causadas pela bactéria. 

"Nós estávamos lidando com a C.diff por quase nove meses. Ele estava perdendo peso por causa de tudo que expelia em sua fralda", contou a mãe ao jornal britânico Daily Mail

Jesse, que nasceu extremamente prematuro, sofreu vários problemas de saúde que foram agravados pela infecção. Ele já havia recebido antibióticos fortes e injeções para impulsionar o seu sistema imunológico, mas eles não funcionaram. 

De acordo com autoridades federais de saúde, a bactéria C.diff causa cerca de 14 mil mortes a cada ano e deixa aproximadamente 300 mil pessoas extremamamente doentes.

O procedimento de transplante fecal implica na transferência das fezes de um doador, através de um tubo que vai do nariz até o estômago ou por colonoscopia, para ajudar a repor as bactérias saudáveis no cólon infectado. 

Transplantes fecais estão cada vez mais sendo usado em adultos com taxas de sucesso de até 90%, mas são menos comuns em crianças. Jesse é uma das pessoas mais jovens a se submeter à operação. 

O menino melhorou quase que imediatamente após o procedimento. "Foi inacreditável. Agora ele é um típico garoto saudável de dois anos", disse a mãe.  
Já curtiu a CRESCER no Facebook?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...