terça-feira, agosto 26, 2014

Inclusão Social: Caminhada marca Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em Camaçari

Cerca de 300 pessoas, entre pais e alunos de instituições que oferecem educação especial do Município, participaram hoje (26/08), da caminhada em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada de 21 a 28 de agosto. A concentração foi realizada em frente à Apae de Camaçari, no bairro Camaçari de Dentro, e seguiu em direção à praça Abrantes, no Centro.



Com o tema Construindo uma história de igualdade e de oportunidade para todos, a iniciativa visa conscientizar a população sobre os direitos da pessoa com deficiência e comemorar os 25 anos de existência da Apae Camaçari.



A dona de casa Maria de Lurdes da Silva, de 40 anos, participa pelo segundo ano consecutivo do evento acompanhando o filho Lucas de Oliveira, de 6 anos, com autismo. Segundo ela, muitas famílias preferem ignorar a deficiência dos filhos a ter que enfrentar o problema. “É preciso chamar a atenção da sociedade para respeitar o direito de todos”, enfatizou.



Segundo o presidente da Associação Baiana de Síndrome de Down e vereador, Gilvan Souza (PT), a caminhada é mais uma “oportunidade de reflexão para a sociedade”.


Para a auxiliar de serviços gerais, Maria Luiza França, de 53 anos, mãe de Deivison França, de 34 anos, com deficiência intelectual, a caminhada é importante para mobilizar a sociedade, além de “promover o reconhecimento dos direitos”, finalizou.


Participaram da caminhada alunos das escolas Anísio Teixeira, Cosme de Farias, Edvaldo Boa Ventura e Escola Especial do Caic (Centro de Atenção Integral à Criança), além da Pestalozzi de Camaçari.


O evento contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Segov (Secretaria de Governo) e da Seduc (Secretaria de Educação). A STT (Superintendência do Trânsito e Transportes) ficou responsável pela organização do trânsito durante a caminhada.



ATIVIDADES
As atividades em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla prosseguem amanhã (27/08), com o passeio dos alunos da Apae ao clube da Caixa. No dia seguinte (28/08), das 9h às 11h30, a Associação promove oficinas de arte e dança na sede da entidade.


A programação incluiu ainda a realização do Batizado Inclusivo de Capoeira e a sessão especial em homenagem à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na Câmara Municipal, nos dias 16 e 19 de agosto, respectivamente. 
 
Fonte : Camaçari Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho ou sugestão ! Lembre-se : Um blog alimenta-se de comentários .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...